quarta-feira, 21 de junho de 2017

19 meses de Amamentação

Pela primeira vez preparei-me para escrever aqui no cantinho e não consigo começar.
Os dias agora são tão cheios de coisinhas e novidades que estou a ter alguma dificuldade...
Ou talvez seja por estarmos aqui a passar uma nova fase, com a qual estou a aprender a lidar.

Já li muito sobre o assunto e sei que é o que quero fazer. É o que eu e o papá achamos certo: iniciámos o desmame.

("Ui!!!! Com 19 meses ainda mama?! Credo!", "Desmame?! Porquê?! Se ele ainda mama continuem. Não há nada de melhor para o vosso bebé, que o leitinho da mamã." E muitas outras nuances de opiniões se poderiam juntar nesta linha. Opiniões que agradeço, de coração, mas que dispenso, por agora).

Não quero ser mal interpretada: a decisão está tomada, foi pensada, é sensata e não me parece que o Francisco vá perder muita qualidade de vida.
O problema aqui sou eu e preciso de meter isto na cabeça. Talvez desabafando a coisa acabe por soar mais natural cá dentro. Eu, a quem custou horrores começar a amamentar, que tive dores, mastites, ductos entupidos e o diabo a quatro, ainda fico de coração apertado quando penso que estamos na reta final. Sinto que um laço se quebra, que algo que foi não voltará a ser.

Claro que não me parece bem que o puto, habituado que está a este conforto, grite "mama, mama, mama!!!" no meio da rua e comece a levantar-me as camisolas. E cai o Carmo e a Trindade se não lhe sabe a leite depressinha. Pois, não pode ser, não. Quer dizer, se calhar pode, mas eu é que também não estou para isso.

Por um lado sinto que o perco, de certa maneira.
Por outro lado, sinto que ganharemos os dois mais liberdade.
E há ainda um outro lado de mim (sou um triângulo, sim), que diz que isto é tudo um pouco parvo e que só não estou a saber lidar com algo novo.

O papá diz que só queres comer e o resto é conversa. Mas hoje, quando te dizia que já és grande e vais beber leite num copinho, de manhã, como os papás, e tu choravas desalmadamente agarrado a mim, senti-me a morrer devagarinho. E não houve  nenhum lado de mim que não pensasse que se isto tudo é mimo, que venha o leite e a mama e o mais que tens direito.

Sim, eu sei. É uma fase para que possamos todos continuar a crescer.
E continuas ainda a mamar antes de dormir.
Um desmame gradual, para os dois.
Educar é duro.
Mas é Amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário